Sinto dificuldades em balancear o portfólio de projetos para atender às metas da ANEEL
O índice AMPERE, que determina o grau de aderência do seu portfólio, é composto por múltiplos resultados interdependentes. A entrada de um novo projeto ou a simples adição de recursos pode desequilibrar indicadores já alcançados, penalizando a nota final. A E3P permite simular diferentes configurações do portfólio, analisando o impacto de cada decisão antes da execução e garantindo que cada novo projeto some valor ao conjunto, maximizando a performance regulatória.
Por quê este desafio é comum entre as empresas?
Você já se sentiu em um "quebra-cabeça" ao tentar montar seu portfólio de projetos de PD&I? Como você lida com o desafio de selecionar iniciativas que, juntas, atendam às múltiplas e interdependentes metas do PEQui e do índice AMPERE? Você já percebeu que ao otimizar um indicador (como o TRL) pode, sem querer, prejudicar outro (como o alinhamento temático)? Como você administra essa complexidade sem depender de processos manuais e subjetivos?
A complexidade nasce da interdependência dos 20 resultados-chave do programa, dos quais 10 impactam diretamente o índice AMPERE. Ferramentas inadequadas, como planilhas, não conseguem processar essa complexidade em tempo real, levando a uma gestão baseada em intuição e estimativas imprecisas.
Um portfólio desbalanceado leva diretamente a uma nota baixa no AMPERE, resultando em glosas. Além disso, a empresa pode acabar investindo em projetos que, embora bons individualmente, não contribuem (ou até prejudicam) a performance regulatória do conjunto, gerando desperdício de recursos e oportunidades.
Como solucionamos este desafio
Nossa solução transforma o balanceamento de portfólio em um processo sistêmico e automatizado, garantindo que suas decisões sejam sempre otimizadas para o sucesso regulatório.
Visão Integrada
A plataforma oferece um dashboard de governança regulatória que consolida todos os KRs em um só lugar, mostrando o impacto de cada projeto no resultado geral.
Cálculo Dinâmico
A E3P calcula e projeta continuamente o índice AMPERE e seus resultados-chave. Isso permite que você veja, em tempo real, como o portfólio está performando e qual a tendência futura.
Otimização de Portfólio
Com as ferramentas de simulação, você pode comparar diferentes cenários de investimento e escolher a combinação de projetos que otimiza o retorno regulatório, garantindo que o portfólio esteja sempre equilibrado e aderente às metas.
Nossos serviços para este desafio
Transformamos o complexo quebra-cabeça regulatório em um processo lógico e data-driven. Nossa solução integrada garante um portfólio sempre otimizado para a máxima performance.

Gestão de Conformidade
Fornecemos os “trilhos” para o balanceamento, garantindo que as metas, pesos dos KRs e critérios de avaliação estejam sempre 100% alinhados com as exigências atuais da ANEEL.

Gestão do Portfólio
Este é o coração da solução. Utilizamos simulações e análise de cenários para avaliar, priorizar e selecionar a combinação de projetos que otimiza o retorno no índice AMPERE.

Gestão de Projetos
Garantimos que o portfólio balanceado no papel se torne realidade. Asseguramos que os projetos sejam executados conforme o planejado, entregando os resultados que sustentam o equilíbrio da carteira.
Que tal transformar o complexo quebra-cabeça regulatório em um portfólio otimizado e de alta performance?
Pronto para transformar seu programa de PD&I?
Entre em contato conosco e descubra como a E3P pode proteger seus investimentos e impulsionar a inovação na sua empresa.